De volta ao Brasil!

Obrigado a todos que nos acompanharam

domingo, 28 de outubro de 2007

Mea Culpa


Ontem, sábado, tive uma aula extra de Space Lab, em que nos encontramos à margem do rio e caminhamos pelas ruas de Londres, observando os movimentos "invísiveis" da natureza, presentes na arquitetura, nos monumentos. Foi um passeio, como sempre, muito agradável, porque Londres é uma cidade com uma energia muito específica, e deliciosa, além de ser super charmosa e cheia de surpresas. O interessante foi notar pelas ruas as manifestações sobre guerras, como uma escultura em que são talhadas várias feições humanas que espantam, provocam e dizem muitas coisas.
Por aqui já passaram guerras mundiais e é interessante passear pela cidade com a descrição do professor, que nos apontou os marcos de celebração dessas guerras, e refletir que espécie de celebrações são essas, se pela morte, se pela nostalgia, pela honra, pelo o quê. O interessante foi que ao chegar em casa, eu e Leo assistimos ao filme nacional Tropa de Elite, e gostei muito, principalmente da forma como ele coloca a classe média e alta no filme. Os estudantes que discutem Foucault fumando um baseado, que tem uma Ong no morro e vendem maconha na escola. Me fez lembrar minhas leituras de Paulo Freire e o que entendi delas, de que de nada serve movimentos solidários e discursos filosóficos se não se age no cerne da questão, se não se realiza uma transformação efetiva, se não se parte efetivamente para o campo da ação. Cenas como a discussão senso comum a respeito da policia, a hora da passeata e o momento fortíssimo em que o Nascimento esfrega a cabeça do estudante ( e traficante) na barriga de um homem morto, dizendo: "quem matou ele foi você!"( por mais radical que possa parecer) me fascinam. Já com o documentário "ônibus 174" esse diretor havia me provocado, e agora ainda mais.
Aqui vê-se muitas declarações a respeito da guerra no Iraque, e é muito louco pensar nessa outra guerra, e tentar nos entender, nós, seres humanos, nesse mundo de tantos conflitos, e em que medida os provocamos e em qual parte entramos nessa história. Ficam as imagens do passeio de ontem e a reflexão...
Julieta

Um comentário:

Anônimo disse...

Jú, prima linda e borboleta...
Léo, querido!
Agora eu posso voltar a prestar atenção em vocês e no mundo...saí do meu mundinho particular...acabei minha monografia!!
Agora é só defendê-la...
Saudades de ver vcs e de ouvir falar de vcs...
Beijinhos, queridos...