De volta ao Brasil!

Obrigado a todos que nos acompanharam

quinta-feira, 6 de março de 2008

The trouble with the rubbish #1

Demorou um pouco para que eu entendesse como funciona o sistema do lixo aqui. Mas, não é complicado. Temos na frente da casa duas lixeiras cinzas como a da foto.

E ainda mais outra do mesmo modelo, só que verde de tampa marrom. Por um tempo pensei que esta última, a Green Bin, fosse usada para os recicláveis. Não é. Só mais tarde fui ler as instruções que constavam na sua tampa; esta lixeira é para folhas, areia e alguns tipos de vidro. E uma observação importante, se houver lixo doméstico dentro dela, esta não será recolhida. Este foi um dos primeiros problemas, quando li isso, nossa lixeira já estava cheia de lixo normal.

Os recicláveis vão numa cestinha verde como a da foto.

A nossa talvez seja mais rasa. Já há um tempo a gente vinha fazendo isso. Embora por vezes parecesse que o lixo não era recolhido devidamente.

O fato é que duas lixeiras é pouco pra nós, pois aqui na casa há 7 flats, quase metade com casais morando. E a cestinha de recicláveis também é bem pequena.

Mas o caos mesmo começou quando o casal do Flat ao lado se mudou. Ryan e Lore moravam na casa há 4 anos, inclusive já haviam passado pelo nosso flat, o 2. Por último eles estavam no Flat 3, o maior e único com área externa. Assim, eles costumavam botar ordem na casa, literalmente. E mudança gera lixo, tanto por parte de quem sai, quanto por parte de quem chega. Então as lixeiras não foram suficientes e transbordaram, e os preguiçosos, inclusive eu passaram a simplesmente jogar o lixo do lado de fora. Fazendo crescer o monte.

Acontece que aqui o caminhão de lixo passa um vez por semana, às quarta-feiras na nossa rua. Eles não são como no Brasil que saem catando os sacos pela rua. O caminhão só pára na rua, o camarada vem pega a lixeira que tem rodinhas, e leva até a traseira do veículo onde há um dispositivo que levanta a lata e joga o conteúdo no caminhão. Depois eles deixam a lata vazia na porta de casa, de qualquer jeito.

E claro que com tanto lixo ao redor esse processo não iria funcionar. E o que aconteceu foi que na quarta-feira nada do nosso lixo foi recolhido. O monte de lixo foi ficando monumental e claro fedorento.

O post ficou gigante, deixo para continuar o relato mais tarde.

Nenhum comentário: