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sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Transporte

A primeira coisa que salta aos olhos no transporte em Londres é, logicamente, a mão-inglesa, os veículos circulando pela esquerda e o motorista do lado direito do carro. Como não dirijo aqui, a preocupação é ao atravessar a rua, curioso como instintivamente estamos acostumados a olhar para lado de que vêm os carros. Agora passados mais de dois meses aqui já me acostumei, mas o escrito no chão (look right ou look left) foi fundamental no começo. Até aquela coisa de olhar pro motorista para conferir se ele está te vendo pode ser confuso aqui, às vezes nos deparamos com crianças, bancos vazios, ou cachorro, onde esperávamos ver o motorista.

O metrô aqui é uma coisa boa, mas nem sempre é a solução de todos os seus problemas. As estações são fáceis de seguir, as linhas cobrem boa aérea de cidade. Há ainda os trens urbanos pela superfície. Os ônibus são os famosos vermelhinhos de dois andares, têm as variações, os de um só andar mesmo, e o articulado. O bom é que dificilmente o ônibus fica lotado, em cima não se pode ficar de pé e embaixo tem bastante espaço. Nos pontos tem um marcador dizendo o número o destino e quantos minutos faltam para os próximos ônibus. Se o motorista já tiver arrancado ele nao para se voce chega atrasando correndo, e abrir a porta fora do ponto nem pensar. Todo o sistema é integrado e usamos um cartão, que chamam de Oyster (ostra). Estudantes têm um especial que dá desconto quando se compra os passes para andar livremente por um período. O meu são 62 pounds para usar metro e ônibus por um mês. Da Julieta é 35 para usar somente ônibus. Fora isso pode-se colocar créditos para ir abatendo quando se usa algo que não é coberto pelo passe. A tarifa de uma viagem de metro varia de 1.5 até uns 4 pounds nas areas mais afastadas. No ônibus se paga 0.90 com cartão e 2£ se pagar em dinheiro, o que quase ninguém faz e algumas linhas nem aceitam, nao tem cobrador nem roleta, e so passar pelo motorista e encostar o cartão num validador.

Não tem tantos carros na rua, mas para circular na area central se cobra uma taxa de congestionamento. Os táxis são outra atração, são carros modernos com aspecto dos clássicos tipo anos 50. Aqui ninguem fecha cruzamento, eles respeitam aquelas faixas amarelas. Os estacionamentos sao controlados, há os parkmeters, aparelhos que você joga moeda pra poder estacionar de frente, e as vagas nas ruas residenciais são só para os moradores.Os motoristas nao são tao cuidadosos com os pedestres como em outros lugares que conheci, mas quando ha um faixa de pedestre, que eles chamam de zebra crossing todos os carros param se tiver alguem pra atravessar. É assim, ou tem sinal luminoso, ou tem a faixa. As faixas são mais raras, tem nos pontos turísticos, ou numa rua sem cruzamentos, Abbey Road por exemplo tem um monte, a famosa da capa do disco dos Beatles ainda não fui capaz de distinguir qual é.

O negócio é que com transporte se gasta muito em Londres, só perde para moradia e alimentação, e passa-se muitas horas em trânsito, bom que no metrô dá pra ler. Ah e o site Transport for London é fundamental para se guiar aqui, uma mão na roda. Segue umas fotos afins;


transportes

Leonardo OCunha

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá vocês!

Ufa! Até que enfim, o computador foi consertado. Não aguentava mais de saudades das nossas conversas. Tô na área novamente com muitas novidades.
Deus os abençõe!
Mamãe

Anônimo disse...

Adoro os posts de vcs que falam das curiosidades locais...quase me sinto em londres com vcs...rs
Saudades!
Beijos!

Anônimo disse...

Ah! Curiosidade...
Um pound equivale a quantos reais..ou um real equivale a qtos pounds?

Julieta disse...

Tatá querida... 1 Pound equivale, mais ou menos, a 4 reais!!!!!!!!!