De volta ao Brasil!

Obrigado a todos que nos acompanharam

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A palavra. A Saudade.

Ontem na aula de voz tive o momento de saborear uma palavra.
Poderia escolher qualquer uma, para sentir todos os movimentos da boca, da língua, da respiração.
E eu escolhi saudade. Saudade. Primeiro porque é uma palavra que só existe em português, segundo porque é um termo ambíguo, um misto de dor e angústia mas que é provocado pelo amor.
Quando a professora disse para escolhermos duas palavras, uma boa e uma ruim, eu escolhi Saudade e Miséria. A segunda, diferentemente da primeira, para mim, tem um lado só. Um lado ruim, áspero, triste, quase que sem saída.
Mas após saborear um bocado da Miséria e da Saudade em meu cantinho na sala, fomos compartilhar com o colega. Minha dupla foi a Daniela, a suíça, pequena, com a pélvis jogada para trás, as sobrancelhas arqueadas e um sorriso tão doce.
Ela acariciou meu ombro e começou a sussurrar a palavra dela, na língua dela. Tão doce e envolvente ela mexia meu corpo e sussurrava ao meu ouvido: Suna...e o som do "s" era parecido com um "x"...e ela dizia aquilo com uma energia e alegria tão grandes, que aos poucos nossa respiração entrou em sincronia e seguimos em um só som, como se fôssemos uma só voz: SSSSuuuuunnnnaaaaaa. E foi lindo! Eu não sabia o que significava, mas isso não interessava, porque o som se tornou mais importante que a tradução, e nosso embalo e nossa respiração fizeram com que, por segundos, nos tornássemos uma só.
Depois chegou minha vez de ensinar-lhe o som de uma palavra em português e, claro, não dividiria com a Daniela a Miséria, dividiria a Saudade. E sussurrei ao seu ouvido: Sau-da-de; Sau-da-de...e uma melodia surgiu,no começo ela repetia apenas as vogais, aos poucos o som da Saudade ganhou forma em sua boca e em nosso corpo. E juntas cantamos a Saudade. A cantamos abraçadas, em português, respirando juntas: Saudade...
Suna é Sol em Suíço-alemão. Cantamos a Saudade para o Sol.
Hoje senti uma Saudade sentida da minha cachorrinha que partiu. Não precisei cantá-la, talvez não tenha chegado ao Sol...Saudade é difícil de curar...mas seu som, ontem, me levou junto com Daniela à mais forte luz do dia.
Saudade é para ser curada?
Julieta


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

7 comentários:

AoMAR º ° ' disse...

Que bom ler/ver fragmentos de momentos tão bacanas que vcs estão vivendo juntos! Passei por todos, desde as embalagens de produtos e comidas até as aulas e procuras por trabalho. O instante passa e já é saudade, uma imagem! Bjs!!!

Anônimo disse...

Saudade é para ser sentida, saboreada, às vezes é sofrida...
mas, logo recuperada!!!

Morro de sodade do'cês.

Inté,
Táta

PS: não canso de me encantar com seus escritos, minha estrela.

Unknown disse...

Muito lindo! Saudade não tem tradução,ela é feita somente de sensações,boas,ruins.E por falar nisso estou com muita saudade de voce.beijos e abraços apertados cheios de saudade, bebel

Anônimo disse...

"Sonhe com as
estrelas, apenas sonhe,
elas só podem brilhar no céu.
Não tente deter o vento,
ele precisa correr por toda parte,
ele tem pressa de chegar, sabe-se lá aonde.
As lágrimas?
Não as seque,
elas precisam correr na minha,
na sua, em todas as faces.
O sorriso!
Esse, você deve segurar,
não o deixe ir embora, agarre-o!
Persiga um sonho,
mas, não o deixe viver sozinho.
Alimente a sua alma com amor,
cure as suas feridas com carinho.
Descubra-se todos os dias,
deixe-se levar pelas vontades,
mas, não enlouqueça por elas.
Abasteça seu coração de fé,
não a perca nunca.

Alague seu coração de esperanças,
mas, não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-as.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
Circunda-se de rosas, ama, bebe e cala.
O mais é nada".

Fernando Pessoa

Anônimo disse...

Saudades é a definição do que sentimos com esta distância de vcs....
Jú, fiquei sabendo hj que vc esteve doente e até internada....como foi isso?
Eu só soube da infecção, mas qdo falei com vc, já estava melhorando...o que houve depois disso?
Amo vc!!
beijinhos!!

Marcelo Veronez disse...

saudade
carinho
amor
companheirismo
ligação!

beejos procês!

Flávia Tavares disse...

Que linda palavra Juliets... saudade...
Tô aqui repetindo ela em voz alta, ela coloca a boca inteira pra movimentar, adorei!